Gatos


Uma antiga lenda diz que o Gato foi criado em plena Arca, quando Noé, desesperado pela quantidade de Ratos que se proliferavam e devoravam todas as provisões, implorou que Deus o ajudasse. O Gato então, para a salvação de todas as espécies, teria sido criado do sopro de um Leão.


Historia 

O grande encontro dos Gatos com o homem começa há cerca de cinco mil anos, no antigo Egito, nos tempos dos faraós, onde estes felinos eram adorados como divindades. A deusa egípcia Bastet, símbolo do amor materno, da ternura e da fecundidade, era retratada com corpo de mulher e cabeça de Gato.  
Acreditava-se que a bela deusa tinha o poder de fertilizar a terra e os homens, curar doenças e conduzir as almas dos mortos. Bastet também estava associada ao poder do Sol, e defendia Rá dos ataques de Apep, a Serpente contra quem o deus supremo lutava todas as noites, quando passava pelo reino da escuridão
Os Gatos foram os animais mais adorados no antigo Egito. Uma célebre pintura da época retrata a mãe do faraó Akhnaton alimentando um Gato num banquete. Eram considerados os guardiões da noite, dos mortos, e dos mistérios da vida e da morte. Estes guardiões do outro mundo, quando morriam, eram mumificados e seus donos raspavam as sobrancelhas em sinal de luto.
Quem matava ou simplesmente feria um Gato era condenado à morte. Se uma casa pegava fogo, os Gatos eram os primeiros a serem salvos. Na época de Ptolomeu, um membro da Embaixada de Roma matou por acidente um Gato, e só foi salvo da morte por intervenção do faraó.

Perguntas mais frequentes sobre gatos



  • Porque os gatos enterram suas fezes?
Por instinto natural, para fugir de predadores e enterrar suas marcas. Normalmente um gato que não costuma cobrir as fezes na caixinha é porque pretende deixar seu cheiro demarcando seu território. Isso é comum acontecer com proprietários que tem mais de dois felinos vivendo no mesmo lugar.
  • Os gatos tem 9 ou 7 vidas?
Os gatos tem apenas 1 vida, assim como todos os seres vivos. São animais mortais como nós, o mito surgiu por serem animais muito resistentes e precavidos. Na maioria dos países o mito gira em torno de 9 vidas, pois o 9 é um número da sorte para muitos e na maçonaria significa o princípio da luz divina. Eu não entendo porque no Brasil os gatos perderam duas vidas.....
  • Posso tosar o meu gato?
Não é recomendado, mas como vívemos em um país pra lá de tropical, os felinos podem ser tosados no verão extremo, porém jamais tose a cauda de um gato, pois o animal não reconhece a si mesmo e começa se auto mutilar. Isso inclui também a cabeça e principalmente os bigodes que funcionam como antenas sensitivas.
  • O gato causa asma?
Na realidade não é o gato que causa a alergia em humanos e sim uma proteína da sua saliva, conhecida como Fel-d1. O animal se lambe, levando essa proteína para a pelagem. Os gatos pretos produzem Fel-d1 em excesso e os felinos que menos produzem essa proteína são os híbridos como o Savannah (Cruzamento de um Bengal com um Cerval).
  • O que é o ronronar do gato?
Até hoje não conseguimos descobrir o que o gato mexe para fazer aquele barulho de motorzinho, existem especulações, que seja uma vibração na traquéia. O gato ronrona quando está muito feliz, mas também ronrona em situações de dor, medo, ou estresse. Alguns gatos ronronam quando estão prestes a morrer. O ronronado é para eles como o assobio é para o humano, uma forma de controlar a ansiedade, se acalmar, e passar o tempo. Muitas vezes também é um meio de comunicação pacífica entre os felinos.
  • O gato usa o bigode para se equilibrar?
Não, para se equilibrar os gatos usam a cauda, os bigodes são sensores de espaço.
  • Os gatos pretos dão azar?
Não, isso é mais uma mistificação vinda da idade média. Surgiu pois as bruxas corriam para o meio da floresta para se esconderem da perseguição. Ao entrar na floresta os caçadores enxergavam olhos amarelos refletidos pelas tochas de fogo que usavam como lanterna. Obviamente 90% dos felinos pretos possuem olhos amarelos, e por serem GATOS, tem hábitos noturnos, quando passavam, os caçadores não enxergavam sua pelagem preta, e portanto associaram o gato preto como um mal agouro devido ao medo de enxergar apenas seus olhos amarelos no meio da escuridão. No Reino Unido e no Japão, gatos pretos são sinônimo de SORTE.


Dicas para quem tem gatos filhotes




Uma das fases mais deliciosas do gato é aquela em que ele é ainda um filhote. Pequenino, desengonçado e fofo, muuuuito fofo.
Ter um gato filhote não é só uma coisa muito linda e alegre, mas é também ter uma responsabilidade grande. O que será daquele filhote que você tem em mãos? Como fazê-lo se tornar um adulto forte, dócil, saudável e educado?
Não há receita certa. É como criar pessoas, depende da personalidade e de fatores que nem sempre estão sob nosso controle, entretanto temos aqui algumas dicas que irão ajudar você a fazer do filhote um futuro gato adulto legal!

  • Sociabilização

Um gato arisco não é legal. Desde pequeno é legal que ele tenha contato com outras pessoas. O apresente de maneira calma para outros animais e pessoas, sem causar sustos durante essas interações.

  • Brincadeiras

Divita-o e eduque-o. Nas brincadeiras você poderá colocar limites para ele. Se você não ensinar que brincar com as unhas na cortina não é legal, ele vai criar esse hábito e isso irá virar uma mania chata. Use uma bolinha, um cordãozinho ou até mesmo o seu próprio corpo para entretê-lo, por exemplo, dando carinho em seu pescoço ou barriga.

  • Banho

Ensine o gatinho a tomar banho em suas primeiras semanas de vida, mas com muito cuidado para não traumatizá-lo. Não force a barra com ele no início, tente ir por fases e negocie com ele. Dê um petisco ou um carinho especial se ele se comportar bem durante o banho.

Aproveite a fase filhote do gatinho, que com certeza deixa saudades, e o prepare para ser um adulto companheiro e esperto!
Gatos e seus poderes mágicos


Existem várias crenças que depositam no gato uma sensibilidade diferenciada.

Os gatos, em uma casa, podem equilibrar as energias do lar. Se o seu gato está passando por uma fase inquieta, irritada ou diferente, observe bem se ele não está apenas refletindo o que tem acontecido com você e sua família.
Desde a Idade Média os gatos têm a estigma de estarem relacionados aos temas mais místicos, mágicos e esotéricos. Nesta época supertições que até hoje existem, como a de algo ruim relacionado ao gato preto, surgiram. Até hoje o gato é um animal que leva mistério em seu jeito.
Os gatos têm o poder de absorver as energias negativas do ambiente em que estão. Mas calma, isso não é o fim do seu gatinho, pois quando ele dorme, seu corpo liberta essas negatividades que foram recolhidas, e isso, por sinal, justifica o jeito preguiçoso dos felinos.
Viu? Seu gatinho tem o poder de deixar a sua vida muito melhor do que você imagina! =D


Postagens mais visitadas